20/05/10

Walk cicle's



My tradicional animation teacher just let me doing some exercise at digital way. and this is my walkcicle made in After Effect's with Duik IK Tool. (yes IK, Inverse Kinematics, like in 3d world,


yeeep in after effects)


Thanks to my Princes you helped me with the wear clothes of this super hero!

17/05/10

Estudar Animação 2D/3D em Portalegre (BIG POST)

Bem, já tive algumas perguntas sobre o meu curso "Design e Animação Multimédia" e normalmente respondia individualmente, mas pensei, está duvida por vezes pode ser de bastante gente, como já foi minha quando me inscrevi neste curso, e claro andava feito doido atrás de informação acerca do curso.

O curso tem uma estrutura, digamos generalista, mas que é muito boa para quem esta a começar, para poder ter um conhecimento alargado do que existe em termos de meios de comunicação gráficos e de ferramentas (software)

1º ano
É basicamente todo sobre DESIGN ( heyyy adoro! e acho que tudo vive de design e não podemos viver sem esta solução) mas fiquei chateado que para estudar design tinha ficado perto de casa e não a 6 horas de viagem! Passei o ano todo a criticar o curso, (ignorância minha, não sabendo que mais tarde todos os conhecimentos adquiridos nesse ano iriam me ajudar imenso agora no 2ºano) Anyway, aprendi tipografia, design de comunicação, melhorei tecnicamente as ferramentas digitais, trabalhei imenso o desenho e as técnicas tradicionais.


Uma das coisas que mais achei importante é que os professores não se focam apenas na ferramenta que nos ensinam, durante a cadeira. São nos dados projectos que têm que ser bastantes trabalhados tanto tecnicamente como conceptualmente para mais tarde os defendermos em frente a turma. Háa e por cadeira só aprendemos um software, o que nos permite durante 4 meses nessa cadeira explorarmos esse software dos pés a cabeça! Quanto as cadeiras teóricas essas sim não são muito diferentes das cadeiras teóricas normais (a que estudar)


2º ano (Animação 2D finalmente )
bem se falta de animação era o problema no 1º ano ano, neste segundo ter muito que animar é o problema ! Bastantes exercícios nada de extraordinário para darnos a conhecer o movimento! Animação 2d:
Bouncing Ball, Boucing ball com transformação no final, Metamorfose, Walk cicle etc.

Narrativas para animação:
Se vocês gostam de ver animação esta cadeira vai ser a vossa preferida, durante 2 horas vais ver curtas e mais curtas de vários estilos gráficos e técnicos (just awesome) e vais fazer o StoryBoard pro curta da cadeira de projecto_1

Técnicas de animação:
Mexer com os brinquedos ópticos, zoetrope, taumatropico etc. só objectos com nomes engraçados mas que permitem fazer a ilusão de movimento. Háa também é explorado a plasticina/ recortes/área etc.

Estás são as cadeiras de animação mas tem outra de After Effect's onde todos os conhecimentos de animação são bem vindos no trabalho final da cadeira caso queiram fazer algo envolvendo motion graphics e assim. Depois claro têm sempre a companhia das teóricas, podem escolher entre Psicologia ou Sociologia. no segundo semestre a vossa cabeça é preenchida 80% pela curta de animação, parece muito tempo 4 meses mas não dá pra nada com imagem em movimento! mas claro que não temos só o curta pra fazer ainda existe cadeira de desenho e a de Multimédia (flash e web design) e ergonomia ( esta mete respeito e medo).

3º ano
Eis algo que não posso falar muito por ainda estar no segundo mas falando com os meus amigos e professores, e claro vendo os trabalhos deles acompanho tudo. O terceiro ano trás o 3D consigo! em geral, com cadeiras de animação 3d onde aprendemos rigging e a animar dentro da ferramenta 3D. e cadeiras de textura/Luz/Render e uma de desenvolvimento de personagens, no segundo semestre, outra curta de animação para encher a cabeça com preocupações de tempo ahah e tambem é explorado 3d tracking e match moving.

Este é um resumo do curso assim muito breve.

Quanto aos restos dos curso em Portugal não sei como são, mas existe uma certa falta de curso especializados mesmo em animação. existem uns e outros uma cadeira de animação, mas para quem sabe animação demora muito tempo a aprender e quantas mais cadeiras melhor!

respondendo a pergunta do Eukleyv ( que pode ser a de mais gente) . O Curso não é especializado em animação 3d (propriamente em characther animation) é bastante vasto nas áreas o que com certeza todas têm algo para te ajudar no desenvolvimento daquilo que queres fazer, no caso animação 3D.
Se procuras um curso que te abra horizontes, e não te prenda só ao 3d e te dê a conhecer outras formas de animar. recomendo! e claro o terceiro ano para irá ser animares em 3D o ano todo .
Eu defendo que a base tradicional para a ferramenta digital tem sempre bastante valor, e essa base tradicional é que permite ao artista chegar no próximo nível.

Eu acho que em DAM (nome que damos ao meu curso) temos a oportunidade de conhecer e experimentar tudo. e futuramente no mestrado ou trabalho, nos especializarmos naquilo que gostamos, e a experimentação é fundamental para esta descoberta.

Saídas profissionais: não esperem que o curso dê aquilo que precisas para arranjar um trabalho, dificilmente irá fazer isso. O que a escola melhor nós dá é apresentar as ferramentas e o que elas fazem, e nos dar oportunidade de mostrar o que podemos fazer com elas! O quanto formos bons naquilo que fazemos é que nos vai garantir arrumar emprego quando acabarmos isto! O teu reel final (o teu trabalho no seu melhor) que vai ditar o teu futuro!

Conselho, durante os 3 anos aproveitem as todo o tempo livre para trabalhar ficarem bons naquilo que gostam! divertir e viver faz parte, mas tudo de forma organizada (algo que tento fazer sem sucesso ahah), e trabalhem trabalhem trabalhem ate não poderem mais e sim terão o REEL que surpreenderá qualquer estúdio ;)


Quanto ao mercado de trabalho em Portugal, e fazer carreira aqui...
como estudante não posso falar muito, mas a minha opinião é,
é possível pelo que vejo o mercado vai crescendo tanto em animação 3d quanto em Jogos digitais, o que levará a procura de profissionais qualificados e bons. e sempre têm a opção de trabalhar remotamente para outros estúdios estrangeiros.
Isto está a crescer em Portugal e temos de ser nos a ajudar a criar esse filho!


Se alguém tiver alguma questão, sobre algo que eu possa ajudar,

just drop me at

marcos.masdesign@gmail.com

13/05/10

Hello_dad_Texture Test's




the first texture test at the first scenary in my group Short Film.



Modeling by André Costa
texture/lightining/rendering by Joaquim Matos
Art & Post-Production by Marcos Silva

08/05/10

daily sketch ahah


i normally everyday do a buch of sketches for relaxing and keep the my Hands and wacom busy's together, so i will start to post the sketches i'm gonna doing,

02/05/10

JUST PLAYING AROUND @ giant led screen at POLAND

Original video



Broadcasted at




Words from the screen owner:


":) I am very happy see Your film in my screen! In real Your video looks very very very good and many people (when walking close to screen) ro see your video! "