28/02/12

Daily Video 01



Hoje demanha quando acordei e abri o facebook para me "actualizar".. (o facebook se nós seguirmos as pessoas certas ate pode ser muito util ). E vi um post do Boca Ceravolo com essa essa excelente animação, as cores estão muito boas, e a vida que elas dão está fantastico!


27/02/12

Design Studio 01 - PianoFuzz




O nosso maior trabalho de casa é nos manter visualmente cultivados e para isso toda a segunda-feira vou fazer um post especifico a um Estudio de Design/Ilustração! Os melhores mesmo aqueles que nos temos de conhecer e muitas vezes usar como referencia..

e o primeiro desse saga é o estudio PIANOFUZZ.. referência enorme aqui pela Europa, com varias publicação por aqui e trabalhos muito bons.. Eles são de Londrina no Paraná! terra onde minha mãe nasceu e quando for visitar tenho q ir conhecer a galera que faz o PIANOFUZZ

Fica a link PIANOFUZZ

22/02/12

tips by Sofia Martins

A minha colega , Sofia Martins.. partilhou por facebook este pequeno texto com conselhos exelentes para animadores 3d/Artistas 3d / Pessoas q trabalhem na area de CG..

Atenção que isto é aplicado a realidade de Portugal e a alguem em inicio de carreira.

" Caros Colegas Animadores,
Já lá vão 2 anos desde que terminei o curso, e decidi deixar-vos um pequeno aviso sobre o estado em que se encontram as ofertas de "trabalho" e condições neste nosso pais referente a experiências que tenho vindo a passar. A todos os licenciados e ainda estudantes cá vai:
1- Preparem um Bom portefólio e cartões de Contacto e estejam sempre contactáveis e sejam insistentes.
2- Estagio Profissional é sempre remunerado. Caso vos deixem de pagar, devem reunir provas de não pagamento (recibos não os assinem se não estão a receber) e podem pedir a anulação do estágio.
3- Emprego como animador: Actualmente raras empresa pagam o justo a um licenciado(cerca de 1000 Euros) mas não devem deixar de exigir o que vos é de direito. Nas entrevistas clarifiquem de que modo o vosso ...conhecimento ajudará a empresa. Não vale a pena falar de programas e técnicas pk quem vos ouve não percebe nada do assunto. Empresas que vos oferecem o Ordenado Mínimo Nacional (cerca de 480 Euros) provavelmente pouco ou nenhum interesse têm em que trabalhem na área.
4- Trabalhos como freelancer: Freelance exige recibos. Devem colectar-se nas finanças e no primeiro ano estão isentos do IVA(até 10.000 eur). Ou seja, ao cobrar um trabalho é deixado ao vosso critério se o cliente tem ou não que pagar o imposto. O IVA quem paga é SEMPRE o cliente.
Façam sempre um orçamento consultando colegas professores e amigos. Incluam despesas de deslocação, telefone, façam a estimativa do valor por horas de trabalho, e peçam 50% antes de iniciarem o trabalho. No caso de se recusarem a pagar 50% o mais provável é que não estejam dispostos a vos pagar NADA mesmo que o façam.
Falo por conhecimento próprio a todos os interessados. Salvo erro em qualquer excepção que fuja à regra.
Boa Sorte e Grandes Animações"
 

20/02/12

9 faces sphere



esferas de 9 faces? ou cubos?
tava a brincar com o c4d.. e resolvi fazer uma brincadeira com primitivas.

13/02/12

Que parte voce usa mais?


Left or right?


"Eu sou o lado esquerdo do cérebro. Eu sou um cientista. Um matemático. Eu amo o familiar.  Eu sou preciso. Linear. Analítica. Estratégico. Eu sou prático. Sempre no controle. Um mestre das palavras e da linguagem. Realista. sei calcular equações e brincar com números. Eu sou ordem e a  lógica. Eu sei exatamente quem eu sou. "

"Eu sou o lado direito do cérebro. Eu sou a criatividade. Um espírito livre. Eu sou paixão e a Sensualidade. Eu sou o som de gargalhadas. Eu sou gosto. A sensação de areia debaixo do pé. Eu sou movimento. Cores vivas. Eu sou o desejo de pintar sobre uma tela vazia. Eu sou a imaginação sem limites. Arte. Poesia. Eu sintoEu sou tudo o que eu queria ser
via "Patron of the Arts"


 

12/02/12

Spread the "love"






Kahlil Gibran
Work is love made visible. And if you can't work with love but only with distaste, it is better that you should leave your work and sit at the gate of the temple and take alms of the people who work with joy.





download links:





11/02/12

Cinema 4d

Na faculdade aprendi XSI softimage um programa bem chatinho.. um pouco dificil, no inicio.. mas assim que conseguimos perceber a estrutura dele e o modo de como trabalhar sem conseguir com que ele craxe e danifique algum "ficheiro" (aquelas coisas qe só iniciante consegue fazer) aha nos conseguimos nos habituar e fazer um bom trabalho nele !

Mas eu uso MAC em casa e sou um Steve Jobs hardcore fan.. e MAC é perfeito para mim aha e softimage so em Windows e acho que em Linux.. então tinha que escolher um soft 3d para usar no em OSX Leon..

e escolhi o cinema 4d. interação com after é muito boa e se vc trabalha com motion design é uma ferramenta muito boa!

e como agora ando meio sem $$ e tempo para fazer um curso na FXPHD optei por ver uns tutoriais free na internet.. e vou deixar aqui a Link de um rapaz que eu tou seguindo os tutorias e estou a aprender bastante!

 


fica a link dos tutoriais dele : Simon Holmedal.

10/02/12

a vida pode ser tão triste quando as pessoas falam o que não sabem

Umas das piores coisas que me acontece.. é ter que lidar com coisas e frases de pessoas que pensam que sabem.. ou imaginam que as coisas já estão feitas...

frases como não tem um software que faz isso? quando isso acontece eu riu muito por dentro.. e penso pobre alma...

Imagina assim, voce vai vender um projecto a um cliente.. e mostra um filme, o AVATAR feito por inumeras pessoas/ Estudios..  e voce fala é isso que quer? e o cliente fica porra claro é mesmo isso! e vc fala pode deixa! ;)

ai vc chega em casa/trabalho fala que tem o projecto do ano.. e vai ser muito bom!.. e anima todo mundo ai explica vejam esse filme muito bom não e a galera fala..

2- nossa muito bom mesmo,

1- ainda bem que gostaram!

2- claro que gostei isso ta o máximo!

1- é mesmo! ai vcs vão ter que fazer igual..

2- como não é possivel... mas eu vou dar meu melhor!

--- passado 2 dias e meio.. ----


1- já tá terminado para eu mostrar ao cliente???


2- ahahaha claro que não !

 1-então termina isso ate logo de tarde e tem que tar perfeito! voce teve uma semana para fazer isso...

-----dessa vez eu descobri que as semanas são de quarta a tarde ate sexta.. na cabeça de algumas pessoas... ------


AFF. e esse era o projecto do ano.. imagina se não era.. haa pior, vc encontra o making of do filme e vê q aqilo foi feito por "X" pessoas e vc tinha q fazer isso possivel.. e voce ganha provavelmente 5% do salário de uma pessoa que fez parte da equipa do filme... e pronto

 -- it was one day of my life --




Mas graças a deus eu tenho a capacidade de perceber e entender as coisas que falo e se não sei de um assunto corro atrás e procuro entender, só para não da merda mesmo..



mais Ji Lee, para inspirar :)




09/02/12

should i work for free?

esses dias tenho estado a ouvir um podcast chamado Design Matters! e acho que nunca aprendi tanto simplesmente ouvindo! Muito bom e inspirador! e em um desses podcast houve uma entrevista com uma designer. e ela tem esse grafico que ajuda a perceber se agente deve fazer esse projecto que apareceu que não tem grana para pagar!

quem nunca passou por isso ein?

http://shouldiworkforfree.com/ 


visitem e usem sempre que precisarem! 



07/02/12

Best work words

Depois de um tempo sem quase não fazer projectos pessoais nenhum.. desmostivação mesmo!!  falta de tempo não era porque quando queremos realmente fazer algo.. arrumamos sempre tempo! Voltei aos meus projectos! Para me manter feliz mesmo ahah acho que sem eles vou acabar me tornando mais um "Designer" frustado com a profissão.. mas tem que ser agente tem q trabalhar para pagar as contas e comprar nossos produtos Apple! ou tentar né ehe

Então dentro dessa minha frustação abandonei o blog, os projectos pessoais e só me prejudiquei, mentalmente aha.. Mas então comecei a ver umas palestras e uma delas foi do Ji Lee! (fica aqui a link)
Então ele fala dos projectos pessoais são muito importantes! e ele mesmo se frustou enquanto trabalhava na Satchi & Satchi em NY, e começou fazendo projectos pessoais e se tornou "famoso" com isso e mais feliz! Então me inspirei na Palestra.. e pronto 2012 tou voltando com força com os meus projectos!

e fica aqui um deles! será o  Best work Words.. um grupo de palavras ilustradas.. de sensações / adjectivos etc.. referentes ao Nosso trabalho e vida mesmo..

A primeira que fiz foi Love.. e ainda esta em WIP (work in progress) Mas a ideia é criar depois wallpapers e disponibilizar para dowloand online :).