22/02/12

tips by Sofia Martins

A minha colega , Sofia Martins.. partilhou por facebook este pequeno texto com conselhos exelentes para animadores 3d/Artistas 3d / Pessoas q trabalhem na area de CG..

Atenção que isto é aplicado a realidade de Portugal e a alguem em inicio de carreira.

" Caros Colegas Animadores,
Já lá vão 2 anos desde que terminei o curso, e decidi deixar-vos um pequeno aviso sobre o estado em que se encontram as ofertas de "trabalho" e condições neste nosso pais referente a experiências que tenho vindo a passar. A todos os licenciados e ainda estudantes cá vai:
1- Preparem um Bom portefólio e cartões de Contacto e estejam sempre contactáveis e sejam insistentes.
2- Estagio Profissional é sempre remunerado. Caso vos deixem de pagar, devem reunir provas de não pagamento (recibos não os assinem se não estão a receber) e podem pedir a anulação do estágio.
3- Emprego como animador: Actualmente raras empresa pagam o justo a um licenciado(cerca de 1000 Euros) mas não devem deixar de exigir o que vos é de direito. Nas entrevistas clarifiquem de que modo o vosso ...conhecimento ajudará a empresa. Não vale a pena falar de programas e técnicas pk quem vos ouve não percebe nada do assunto. Empresas que vos oferecem o Ordenado Mínimo Nacional (cerca de 480 Euros) provavelmente pouco ou nenhum interesse têm em que trabalhem na área.
4- Trabalhos como freelancer: Freelance exige recibos. Devem colectar-se nas finanças e no primeiro ano estão isentos do IVA(até 10.000 eur). Ou seja, ao cobrar um trabalho é deixado ao vosso critério se o cliente tem ou não que pagar o imposto. O IVA quem paga é SEMPRE o cliente.
Façam sempre um orçamento consultando colegas professores e amigos. Incluam despesas de deslocação, telefone, façam a estimativa do valor por horas de trabalho, e peçam 50% antes de iniciarem o trabalho. No caso de se recusarem a pagar 50% o mais provável é que não estejam dispostos a vos pagar NADA mesmo que o façam.
Falo por conhecimento próprio a todos os interessados. Salvo erro em qualquer excepção que fuja à regra.
Boa Sorte e Grandes Animações"
 

1 comentário: